segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Iniciando com Marketing Político Digital e as Eleições 2010/1º Turno

    Para começar, envio um artigo que fiz para  a cadeira de Novas Tendências em Publicidade e Propaganda, logo após o primeiro turno das Eleições 2010. O texto fala sobre o posicionamento dos três principais candidatos a presidência do Brasil, também de como o público agiu dentro de uma nova tendência nesta eleição, o Marketing Político Digital. Tendo como base a campanha vitoriosa de Barack Obama (atual presidente dos EUA), os candidatos brasileiros se aproximaram de parcela dos eleitores que ficam uma parte do seu dia na Internet, buscando informações.

   "Terminado o primeiro turno das Eleições Brasileiras 2010, é destacada a força do Marketing Político Digital. Os principais candidatos a presidência do Brasil (Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva) investiram bastante nas mídias digitais, pois 33% da População Brasileira encontra-se conectada a Internet, tendo como exemplo o sucesso da Campanha Política de Barack Obama para a presidência dos EUA. 

   Primeiramente, precisamos reconhecer o posicionamento (a forma de como o produto/serviço quer ser visto pelo consumidor) que cada candidato a Presidência da República está fazendo durante sua campanha.

   A candidata do PT, Dilma Roussef se posicionou como aquela que irá continuar o trabalho feito pelo Presidente Lula, tendo como Slogan “Para o Brasil Seguir Mudando”. Muitos viam a candidatura de Dilma como um fracasso, por nunca ter governado nenhum estado ou prefeitura, mas sua imagem durante a campanha está sempre ligada ao presidente Lula, o que acabou conseguindo a maioria do número de votos no primeiro turno das eleições 2010 (46,91% dos votos).

   José Serra, candidato do PSDB, é visto por muitos como um candidato elitista, prejudicando um pouco a sua imagem com a população de classes mais necessitadas. Para ficar mais próximo dos eleitores de classes mais baixas nessas eleições, contou sua história, a qual mostrou que o candidato estudou em escola pública e se esforçou bastante para ajudá-los durante toda a sua vida pública, assim tendo conquistado 32,61% dos votos, o segundo mais votado.

   Também quem mostrou seu posicionamento foi a candidata do PV, Marina Silva. Não muito conhecida no cenário político, ela se posicionou com uma nova forma de política, conquistando os eleitores insatisfeitos com a polarização das candidaturas de Dilma e Serra. Mas mesmo com este posicionamento, acabou ficando em 3º lugar nas eleições, com 19,33% dos votos. Essa nova forma de política, muito falada entre as grandes empresas e agências, é a Sustentabilidade, um novo pensamento sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Curiosamente, o vice-presidente de Marina Silva, Guilherme Leal, é presidente de uma das maiores empresas brasileiras que investem no posicionamento de Sustentabilidade Ambiental, Natura Cosméticos. 

   O diferencial das campanhas políticas, em relação às eleições anteriores, é a utilização de novas mídias digitais, como a Web 2.0, e quem utilizou destes meios de forma correta obteve êxito em sua campanha, como já dito, tendo como base o sucesso da campanha de Barack Obama.

   Dentro das mídias digitais, Marina Silva foi quem mais se destacou. Muitos de seus eleitores foram conquistados por meio dessas mídias sociais (redes sociais, como, Blogs, Twitter, Facebook, entre outros), pois a candidata do PV não tinha muita verba para investir em mídias convencionais (Rádio, TV e Impressa). Enquanto Dilma e Serra investem a verba que têm nas mídias tradicionais (verba garantida por empresas privadas) acabam possuindo mais espaço na TV e no Rádio. Marina conquistou aqueles que procuravam a melhor opção na Internet, e conseguiu um taxa bastante simbólica na votação. No dia das eleições, Marina Silva apareceu nos TT's (Trending Tropics, palavras mais comentadas) do Twitter, com alguns termos utilizados durante sua campanha #ondaverde e #marina43.

    A proximidade que as redes sociais ofereceram aos candidatos e aos eleitores é uma nova vantagem a ambos, que nas eleições anteriores não era possível. Essa nova vantagem é uma estratégia já utilizada por muitas empresas, e agora  por candidatos, ela é chamada de Marketing One-to-One, a qual persiste contato direto entre a empresa (no caso, o candidato) e o cliente (o eleitor). A partir das redes sociais, os brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer melhor as propostas de cada candidato, por meio de blogs, vídeos (inclusive debates), e demais mídias sociais, podendo analisar melhor cada um. Os eleitores também puderam fazer perguntas aos candidatos por meio de perguntas que faziam pelo Twitter, Facebook, Fóruns e salas de bate-papo, e os candidatos respondiam na mesma hora.

    Outro fator marcante nessas eleições foi a presença de formadores de opinião freqüentes em algumas campanhas, por exemplo, Lula estava sempre ao lado de Dilma, como possui uma boa imagem acabou influenciando alguns eleitores a votarem na candidate. Outro exemplo foram Wagner Moura e Caetano Veloso, que foram ao ar pronunciar o porquê seu voto é da candidata Marina. Alguns eleitores se influenciaram pela credibilidade da fonte que os formadores de opinião davam aos seus candidatos. Muitos formadores de opiniões defenderam também seus candidatos por meio de blogs e outras redes sociais, muitas vezes em trocas de alguns interesses políticos.

     O Marketing de Guerrilha foi mostrado em diversas formas, no caso do PSOL, por não possuírem verba suficiente para investir em mídia impressa, usaram o argumento que estavam fazendo uma campanha com consciência ambiental, para não sujar as ruas das cidades, e os poucos panfletos que fizeram utilizaram papel reciclável.

     São várias as ações baseadas na Campanha de Barack Obama para presidente dos EUA. Outro exemplo feito aqui no Brasil foi pelo telefone, por meio de mensagens e ligações os cidadãos “conversavam” com o presidente Lula, todas chamadas eram gravações, na ligação o presidente pedia que o eleitor votasse em sua candidata, Dilma Roussef.

    Também foram produzidos para defender os candidatos, bastante virais (vídeos que são espalhados por meio de redes sociais), mas puderam atacar outros candidatos, o conteúdo destes virais mostrava alguns fatos criminais de candidatos, por exemplo, um vídeo foi produzindo atacando diretamente a candidata Dilma Roussef, mostrando que ela havia feito um cidadão pagar R$2 milhões por uma conta que não era dele, assim prejudicando a imagem da candidata, e fortalecendo a imagem dos demais candidatos.

    Percebemos com o termino do primeiro turno, que as mídias tradicionais ainda são os principais meios para comunicar com a população, já que parte da população ainda não tem acesso a internet, mas notamos também a influência que essa nova mídia está exercendo durante esta eleição, sendo decisiva para os votos de Marina Silva.

   Para o segundo o turno das eleições, os candidatos que foram votados para disputá-la, terão que conquistar um novo público, os eleitores de Marina. Dilma e Serra terão que reposicionar segundo os argumentos de Marina Silva, como a Sustentabilidade, para conquistar este eleitorado, e as mídias sociais é o principal veículo para conseguir a confiança de cada eleitor."

Então é isso, logo logo escrevo o novo post! ;)

2 comentários:

  1. Olá meu santo Gilberto, gostei do Blog.
    Abração!

    Ah! Estou seguindo, poste mais matérias. Ficarei aguardando.

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